Arquitetura, Design, Acústica, Eco e Ruído
- bruno-marcelino
- 13 de fev.
- 2 min de leitura
Eco e ruído no design minimalista
Com o recurso cada mais frequente ao estilo minimalista no design e arquitetura de espaços empresariais e residenciais, surgem desafios acrescidos do ponto de vista acústico como o excesso de eco e ruído. Um espaço não tratado acusticamente vai invariavelmente amplificar e refletir o som, que acaba por se transformar em ruído e eco. Quanto maior o número de pessoas em simultâneo no espaço, maior o problema.
Por outro lado, a predominância de vidros, tetos de pladur, chão cerâmico e ausência de mobiliário, tendem a agravar os potenciais problemas de acústica.

Painéis Acústicos de Elevado Desempenho
Qualquer espaço que não esteja tratado acusticamente terá à partida problemas de eco e ruído em excesso, que o torna desconfortável do ponto de vista acústico.
Quem nunca foi a um restaurante com comida fantástica, mas insuportavelmente barulhento? As vozes dos clientes juntamente com o ruído dos talheres nos pratos, tendem a ser particularmente incomodativos.
E quanto mais clientes, maior o potencial problema. À medida que o som vai aumentando de energia refletindo nas paredes e teto, os clientes tentam falar mais alto para se fazerem ouvir, o que não ajuda e só piora o problema.
A aplicação de painéis acústicos vai permitir absorver as primeiras reflexões de ruído, e desta forma impedir a propagação do som e consequentemente o aumento da energia sonora.
Onde devemos aplicar os painéis acústicos para eliminar o eco?
Os painéis acústicos devem ser aplicados no teto, sempre que isso seja possível. Isto porque o ruído mais comum em espaços públicos se situam nas freqUências médias-altas, que se projetam inicialmente para cima, em direção ao teto, e só depois refletem para baixo. Aplicando paineis ao teto, é possível absorver o som logo numa fase inicial e de curta expansão, sendo a abordagem mais lógica e eficiente.
Em termos de localização dos painéis, devem ser distribuídos pelo espaço de uma forma homogénia, garantido que as zonas de maior concentração de ruído são reforçadas com painéis na proximidade.
Fixação de paineis acústicos ao teto
Existem várias opções de fixação de paineis acústicos ao teto, dependendo quer da disponibilidade de teto quer dos elementos existentes (ar-condicionado, luminarias, detetores de incendios), mas também da altura do mesmo (pé-direito).
Quando a altura do teto é normal, ou seja, inferior a 3 metros, recomenda-se a aplicação junto ao teto. O sistema proprietário da Smartfox Acoustics é bastante prático, rápido e eficiente, com apenas um furo ao teto por painel e um sistema de fixação assente numa barra de madeira e clips metálicos.
Se o teto for mais alto poderá equacionar como alternativa o sistema de vara roscada ou cabo de aço. Estas duas opções permitem nivelar os painéis à altura pretendida, sem comprometer o desempenho dos mesmos.
#designinteriores #arquitetos #isolamentoacustico #tetoacustico #paredeacustica #smartfoxacoustics #eco #ruído



Comentários